Retinoblastoma

terça-feira, 2 de setembro de 2008



Outro dia estava lendo no Mail Online uma notícia de uma garotinha que foi salva de um sério câncer, apenas com o click de uma foto. Parece estranho mas não é, entenda o porque neste post e saiba o que é o retinoblastoma.

O que é?
A retinoblastoma é um tumor malígno originário de células da retina, que é a membrana do olho sensível à luz. A apresentação mais comum do retinoblastoma é o reflexo pupilar branco ou o reflexo do olho de gato. O retinoblastoma pode ser congênito ou aparecer durante os 3 primeiros anos de vida; pode afetar os dois olhos ou apenas um olho.

Pré-diagnóstico
Com apenas um click você pode estar salvando uma vida.
Quando a luz do flash da câmara bate sobre os olhos e reflete o branco na pupila, representa o reflexo da luz sobre a superfície do próprio tumor. Quando notar esse sintoma procure um oftalmologista para realizar os exames necessários e verificação do problema.

Diagnóstico
O diagnóstico é feito pelo exame do fundo do olho, em geral complementado pela ultrassonografia ocular e pela tomografia por computador, do olho, órbita e sistema nervoso central.

O tratamento
O tratamento do retinoblastoma depende do seu estágio de evolução. Tumores pequenos, em geral são tratados por laser. Tumores médios são tratados por quimioterapia, braquiterapia e laser e tumores grandes, geralmente só podem ser tratados pela remoção do globo ocular. Quando há invasão do sistema nervoso central ou metástases à distância usa-se quimioterapia e radioterapia no tratamento. Os resultados são melhores quanto menos avançado é o estágio da doença.

Campanha de prevenção
Assista o vídeo com a Ana Paula Arósio alertando os pais para o problema. Infelizmente e pra variar, por falta de recursos este vídeo foi exibido pouquíssimas vezes na mídia. Cabe a nós agora fazer a nossa parte e ajudar a divulgar.



fonte: Gustavo Guimarães

0 comentários:

Postar um comentário

GlossyBlue Blogger by Black Quanta. Theme & Icons by N.Design Studio
Entries RSS Comments RSS